Atividade 9 - Planejando uma aula em tempos de cibercultura
Plano de Aula com uso da
Informática
Cintia de Lima Silva Saraiva
Identificação do Contexto
|
História- Portinari, 4ª série do ensino
fundamental, 3 tempos de aula
|
Tema da Aula
|
A vida de Candido Portinari
|
Conteúdo Programático
|
Prática de leitura e interpretação de textos do
gênero poemas
Prática de produção artística
|
Objetivos Educacionais
|
·
Conhecer a História de Candido Portinari
·
Identificar fatos históricos relevantes da
época
·
Criar um desenho similar as pinturas de
Portinari
·
Criar um poema sobre Portinari
|
Teoria e Método Educacional
|
Construtivismo, método “projeto-de-aprendizagem”.
Ao colocar os alunos para fazer o tour virtual no museu de Portinari, ler e
interpretar as informações sobre as obras do artista, e ao desenvolver um
projeto de aprendizagem para construir um desenho e um poema, o aluno irá
aprender-fazendo a partir da reflexão sobre a prática e pelo refinamento de
hipóteses sobre o que está desenvolvendo (construtivismo), sem que seja necessária
a instrução direta do professor para o aluno (instrucionismo).
|
Atividades
|
· Fazer o tour virtual no museu de Portinari (1
tempo de aula)
Cada aluno navegará livremente
no site do museu de
Portinari
observando suas obras e informações, em seguida
irá ler sobre a vida e um dos poemas do
autor.
· Criar um desenho (1 tempo de aula)
Cada aluno
deverá criar um desenho sobre o autor ou sua obra. Exemplo:
· Criar um poema (1 tempo de aula)
Cada aluno
deverá criar um poema sobre a vida e o poema lido de Portinari.
|
Recursos Didáticos
|
Para propiciar o tour virtual, o aluno deverá
buscar o site Museu Casa de Protinari em https://www.museucasadeportinari.org.br/visite-o-museu/visita-virtual-2
A vantagem dessa atividade é a facilidade de
acesso imediato e gratuito a uma grande diversidade de informações.
Para criar o desenho, o aluno deverá usar um bloco
de desenho on-line, em http://flockdraw.com/desenhoonlinelivre
Esse tipo de sistema possibilita criar um desenho
mais rapidamente.
Não serão trabalhadas as competências artísticas.
Por outro lado, possibilita ao aluno focar na interpretação do conhecimento
adquirido.
Para criar o poema, o aluno deverá utilizar o
editor de textos instalado no computador que utilizou para as demais
atividades, entre eles são disponibilizados o Microsoft Word e Bloco de
Notas.
|
Avaliação da Aprendizagem
|
Para avaliar o desenho, será observado se os
alunos estão conseguindo atribuir sentido as imagens vistas.
Para avaliar o poema, será feita a análise das
produções dos alunos. Será avaliado se o aluno conseguiu compor ao menos uma
estrofe, com rimas. Nessa aula não será avaliada a coerência do poema (este é
o objetivo da próxima aula).
|
Referências
|
MEC. Parâmetros curriculares nacionais (1ª A 4ª
SÉRIES): história e geografia. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental,
1997.
Tour Virtual no Museu Casa de Portinari:
Ferramenta On-line de Desenho
|
Comentários
Postar um comentário