Atividade 9 - Planejando uma aula em tempos de cibercultura


Plano de Aula com uso da Informática
Cintia de Lima Silva Saraiva

Identificação do Contexto
História- Portinari, 4ª série do ensino fundamental, 3 tempos de aula
Tema da Aula

A vida de Candido Portinari

Conteúdo Programático

Prática de leitura e interpretação de textos do gênero poemas
Prática de produção artística

Objetivos Educacionais

·         Conhecer a História de Candido Portinari
·         Identificar fatos históricos relevantes da época
·         Criar um desenho similar as pinturas de Portinari
·         Criar um poema sobre Portinari

Teoria e Método Educacional


Construtivismo, método “projeto-de-aprendizagem”. Ao colocar os alunos para fazer o tour virtual no museu de Portinari, ler e interpretar as informações sobre as obras do artista, e ao desenvolver um projeto de aprendizagem para construir um desenho e um poema, o aluno irá aprender-fazendo a partir da reflexão sobre a prática e pelo refinamento de hipóteses sobre o que está desenvolvendo (construtivismo), sem que seja necessária a instrução direta do professor para o aluno (instrucionismo).

Atividades

·          Fazer o tour virtual no museu de Portinari (1 tempo de aula)
Cada aluno navegará livremente no site do museu de
Portinari observando suas obras e informações, em seguida
irá ler sobre a vida e um dos poemas do autor.
·       Criar um desenho (1 tempo de aula)
Cada aluno deverá criar um desenho sobre o autor ou sua obra. Exemplo:










·       Criar um poema (1 tempo de aula)
Cada aluno deverá criar um poema sobre a vida e o poema lido de Portinari.

Recursos Didáticos

Para propiciar o tour virtual, o aluno deverá buscar o site Museu Casa de Protinari em https://www.museucasadeportinari.org.br/visite-o-museu/visita-virtual-2
A vantagem dessa atividade é a facilidade de acesso imediato e gratuito a uma grande diversidade de informações.











Para criar o desenho, o aluno deverá usar um bloco de desenho on-line, em http://flockdraw.com/desenhoonlinelivre
Esse tipo de sistema possibilita criar um desenho mais rapidamente.
Não serão trabalhadas as competências artísticas. Por outro lado, possibilita ao aluno focar na interpretação do conhecimento adquirido.


Para criar o poema, o aluno deverá utilizar o editor de textos instalado no computador que utilizou para as demais atividades, entre eles são disponibilizados o Microsoft Word e Bloco de Notas.

Avaliação da Aprendizagem

Para avaliar o desenho, será observado se os alunos estão conseguindo atribuir sentido as imagens vistas.

Para avaliar o poema, será feita a análise das produções dos alunos. Será avaliado se o aluno conseguiu compor ao menos uma estrofe, com rimas. Nessa aula não será avaliada a coerência do poema (este é o objetivo da próxima aula).
Referências

MEC. Parâmetros curriculares nacionais (1ª A 4ª SÉRIES): história e geografia. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

Tour Virtual no Museu Casa de Portinari:

Ferramenta On-line de Desenho



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade 7 - Artigo Científico

A informática no meu mundo